:: Pedimos Disculpas pela informação desatualizada ::

travel FAQs
mapas

APRENDA SOBRE O MORRO
praias de morro de são paulo
povoado
história

esportes
vida noturna
atividades diurnas

:: Planeje sua Viagem :: :: Em breve :: :: Em breve :: Como Chegar a Morro...
Links mais visitados de Morro.Travel:
linha vertical

Morro.Travel > Turismo > Planeje sua Viagem > Como Chegar a Morro de São Paulo >
Chegando a Morro de São Paulo

banner casa lea

Finalmente, depois de tantos trajetos percorridos, você chegou a Morro de São Paulo.

Se veio por meio de táxi aéreo, desembarcará em algumas das pistas de pouso, se veio até aqui por qualquer outro meio de transporte chegará ao porto (ponte) de Morro de São Paulo, local de desembarque. Neste caso, prepare-se para ser abordado por vários “guias” ou condutores e carregadores com seus táxis que se oferecem para carregar sua bagagem e guiá-lo até sua pousada. Não se assuste, pois o modo com que se aproximam é um pouco invasor. Em geral, os turistas estranham um pouco, mas não se preocupe porque somente querem ajudá-lo em troca de algum dinheiro.

Uma dica importante: neg ocie essa ajuda antes de deixar o cais, seja ela para guiar você até a pousada ou apenas para carregar sua bagagem, assim evitará aborrecimentos.

Nesta página você encontrará uma Tabela com Preços aproximados cobrados por esses serviços.

Se você já possui reserva em alguma pousada dispense o “guia”, mas antes de dispensar o carregador não se esqueça de que Morro de São Paulo possui muitas rampas e descidas e estas não ficam em ruas asfaltadas, o caminho é feito por chão de areia, portanto, é bom contar com uma ajuda nesta hora para carregar a bagagem.

Provavelmente também para chegar à sua pousada tenha que caminhar pela areia seca e quente da praia sob o sol. Uma “forcinha” dos carregadores neste caso será indispensável. Não se esqueça que não tem automóveis na parte central de Morro de São Paulo e muitas das pousadas ficam a mais de um quilômetro de distância do porto de chegada.

Nas fichas de cada pousada, na seção Hotéis e Pousadas de Morro de São Paulo, Morro.Travel tem a distância de cada pousada até o Porto, confira  a sua. Dessa forma,  antes de dispensar o carregador analise bem estes fatores,  principalmente, se você é daqueles que carregam em suas viagens a metade do guarda-roupa. Os “guias” e os carregadores em sua maioria não falam outros idiomas. Se você for um turista estrangeiro e o português não for seu forte, tente pelo menos saber falar na Língua Portuguesa o nome de sua pousada. Os “guias” conhecem todas elas.

Quando você desembarcar no porto irão cobrar-lhe uma Taxa de Turismo que custa R$ 6,50, não tem como evitar isto se não for morador de Morro de São Paulo ou de um dos 11 municípios que pertencem ao Baixo Sul da Bahia, portanto, não perca tempo, nem faça congestionar a passagem formando uma grande fila atrás de você. Além do que, por outro lado com essa pequena colaboração estará ajudando Morro de São Paulo a  investir em sua infra-estrutura, oferecendo melhores serviços aos turistas. Guarde seu  recibo porque se sair para algum passeio e voltar a utilizar o porto sem o recibo em mãos, correrá o risco de ser cobrado novamente.

A seguir listamos uma série de informações que julgamos serem importantes no momento em que chegar a ilha.

[ NOTA: a informação pode estar desatualizada, por + info: info@morro.travel ]

6 - Mapa de Morro de São Paulo com Localização de Pousadas e Hotéis
7 - Chegando sem reserva
8 - Segurança ao chegar

O que você verá ao chegar?

A paisagem que verá ao chegar em Morro de São Paulo justifica todo o tempo que você gastou com os traslados aéreos, marítimos ou terrestres. A beleza do lugar compensa e seja qual for o lado de sua chegada, tenha certeza que se surpreenderá com o que a natureza criou nesta ilha. Vindo por Valença você visualizará à sua direita as praias de Gamboa e Ponta da Pedra.

Chegando de Salvador em catamarã antes do porto você avistará o Forte de Morro de São Paulo, a Primeira Praia e à esquerda a Segunda Praia. Chegando de avião a vista de cima é espetacular. Uma vista difícil de ser descrita da ilha com suas praias e o povoado antecipando a beleza do lugar que irá encontrar.
Vista desde a Segunda do Morro do Farol - Morro de São Paulo  Venha curtir o sossego em Morro de São Paulo  Segunda PRaia do Morro de São Paulo

Chegando ao Porto de Morro de São Paulo

LINHA

Saindo do porto, você encontrará em sua frente um arco, logo na entrada, chamado de Portal de Morro de São Paulo, construído no século 18 na mesma época em que foi ampliada a Fortaleza.

Em seguida avistará a primeira subida de 30 metros que une o porto ao povoado na parte alta. Após a subida à sua direita, a Igreja Nossa Senhora da Luz o esperará para dar-lhe boas vindas, sendo que alguns proprietários de pousadas também esperam ali, ansiosos por sua chegada.

Diretamente com eles você poderá negociar o valor de um quarto, caso não tenha reserva. A diferença entre eles e os “guias” é que muitos proprietários falam outros idiomas. Estes esperam sua chegada após a subida para evitar tumulto com os guias no porto.

Se por acaso necessitar de alguma informação, você  poderá buscar em frente à igreja no escritório de Morro.Travel. Algumas de nossas funcionárias o ajudarão com prazer.

A partir daqui os destinos dos recém chegados se dividirão. Uns irão para a Praça da Amendoeira em busca da pousada escolhida, outros continuarão um pouquinho até a Praça Aureliano Lima (mais conhecida como praça da Vila) e muitos seguirão caminho para as praias ou para a Fonte Grande e Biquinha.

LINHA
Coordenadas Geográficas:

icono Latitude: 13° 22´ 37,52” S e Longitude: 38° 55’ 05,71” W

Chegada no Cais o Morro
icono

Chegando em táxi aéreo com a empresa Addey

Chegando em táxi aéreo com a empresa Aerostar

Ao aterrisar pelo táxi aéreo da empresa Addey,  você desembarcará na Terceira Praia. Este lugar de chegada é ideal se sua pousada está na Terceira Praia ou na Segunda Praia.

Lembre-se que já ao chegar estará caminhando na areia da praia, então é melhor vir com roupas leves e chinelos para que não seja incômodo o trajeto.

É realmente bonito e agradável desembarcar praticamente na praia e próximo a parte central de Morro de São Paulo.

Chegar de um pequeno avião em uma pista de pouso localizada em meio a coqueiros ao lado da praia, nos faz ter a sensação de estarmos dentro de um seriado de televisão.

Uma vez que o avião pouse, alguns dos Carregadores / táxis de Morro se aproximarão para ajudá-lo a levar sua mala até a pousada. Negocie o preço, mas não deixe de fechar com eles.

Da Terceira Praia os carregadores o guiarão até sua pousada, se desejar saber a distância da pista de pouso até sua pousada, procure no mapa de Morro com Localização de Pousadas.

Vista Aerea da Pista de Pouço de Addey -3ª Praia

Veja o Mapa ::

Chegando pela Addey

Se você vier através do táxi aéreo da empresa Aerostar chegará a uma distância de 700 metros do mar, no final da Quarta Praia são seis quilômetros até a Praça Aureliano Lima, na Vila (parte central de Morro de São Paulo).

No momento de sua chegada, você terá o  automóvel de transporte da empresa o aguardando, que pode ser ônibus ou um trator jardineira (que trata-se de uma carreta com assentos).

Este automóvel o levará até o Receptivo, situado numa estrada atrás da Segunda  Praia.

Uma vez que o automóvel o deixar no Receptivo, os carregadores táxis de Morro de São Paulo o estarão esperando.

Negocie o valor do serviço antes e siga com eles até sua pousada.

Se sua pousada estiver localizada na Quarta Praia, o transporte o deixará bem próximo a ela.

É comum também, caso você avise a pousada seu horário de chegada, que estas mandem um automóvel próprio para buscá-lo na pista de pouso (se forem pousadas da Quarta e Quinta Praias).

Vista Aérea da 4ª Praia do Morro de São Paulo

- Pista de aterrissagem da Quinta Praia
- Empresa de Táxi aéreo Aerostar

"GUIAS" de Morro de São Paulo

Colocamos aqui, “Guias”, entre aspas porque na verdade não são guias formados. No Brasil existem cursos técnicos com duração de dois anos que habilitam, entre outras funções, para tornar-se Guia de Turismo. No Morro de São Paulo e em algumas outras localidades do Brasil, por pressão dos órgãos oficiais de Turismo, passaram a ser chamados de condutores ou informantes turísticos as pessoas que fazem o trabalho de guia, por não possuírem o curso técnico.

Isto é um pouco confuso na prática e para os serviços oferecidos em Morro de São Paulo não tem muita diferença. Mas de qualquer forma saiba que informantes ou condutores turísticos são as pessoas que estarão esperando você em cada ponto de entrada de Morro de São Paulo ou nas praias, tratando de guiá-los até o hotel, a pousada ou agências de passeios.

Desta maneira, seja por algum dinheiro que você pague ou por comissão da pousada ou agência, eles sempre conseguem ganhar o dia a dia.

Existe inclusive a Associação dos Informantes de Turismo de Morro de São Paulo (Assistur) e todos usam uma camiseta que os identifica. Infelizmente, muitos destes condutores não possuem nenhum tipo de formação como Guia e às vezes, nem completaram o ensino fundamental.

De qualquer forma independente de sua formação conhecem muito bem as pousadas de Morro de São Paulo e os passeios disponíveis.

E como tudo na vida  existem condutores bons e confiáveis e condutores que deixam um pouco a desejar neste sentido. Vai depender de sua intuição, para saber com qual dos tipos você está tratando. A maioria das vezes são estes condutores, claro se você desejar, que irão carregar suas malas. Veja abaixo nesta mesma página a tabela de valores aproximados de carregos de malas.

Fora do carrego de malas, os condutores poderão o auxiliar a encontrar sua pousada. Eles conhecem todas e sabem os valores da maioria delas.

Chegando ao Cais do Morro

Peça exatamente o que quiser já que geralmente cada guia tem seu grupo de pousadas das quais recebe melhores comissões ou tem maior afinidade com seus proprietários e evidentemente o tentará levá-lo a estas. Confira realmente se as pousadas que estes lhe oferecerão é o que você está buscando.

Vista Noturna do Cais de Morro

Não se esqueça que em Morro de São Paulo tem mais de 100 pousadas de diferentes valores, estilos e localizações e sempre haverá uma que se ajuste exatamente ao que você está buscando. Caso deseje maiores informações sobre os guias ou necessite de ajuda destes, neste sentido, segue um contato da Assistur: Tel: 00 55 (75) 3652-1008 ou ainda recomendamos os seguintes guias:

iconoHenrique Júnior: 00 55 75 3652 - 1008
(telefone público próximo ao cais de Morro)
iconoJosé Carlos: 00 55 75 8108 - 4659

Carregadores de Morro e seus táxis

Em Morro de São Paulo existem três tipos de associações, as quais representam os Informantes de Turismo, condutores e carregadores.

Para os turistas e inclusive, moradores não existem diferenças.

Na verdade, a diferença é mais relacionada à divisão de trabalho que o Porto de Morro de São Paulo impõe. Além da Assistur, dos Informantes, há a Associação dos Condutores Culturais de Morro de São Paulo que pertencente aos condutores e ainda a dos carregadores, denominada de Associação dos Carregadores do Morro de São Paulo.

Os carregadores não podem guiar as pessoas até pousadas e nem carregar malas, somente em ocasiões previamente acertadas com o turista.

Estes carregadores são responsáveis por toda mercadoria que é descarregada no porto.

Eles também possuem carros de mão e fazem o trabalho de estiva dos estabelecimentos, pousadas e até dos moradores.

O valor cobrado por cada carrego, independente do número de volumes, é R$ 10,00.

Os carregadores também ficam aguardando na ponte e geralmente são confiáveis, porém, recomendamos acertar antecipadamente o valor.

Carregadores e Guias do Morro

Recomendamos a seguir o serviço de
alguns carregadores:
iconoRaimundão: 00 55 (75) 8804-7928
iconoAndré: 00 55 (75) 9147-0843
iconoNascimento: 00 55 (75) 8136-9162

Tabela de valores por serviços
de Informantes e Carregadores

O valor cobrado dependerá da pousada a qual você se dirigirá. Para as pousadas próximas da ponte o valor logicamente é menor do que para as pousadas localizadas a partir da Segunda Praia.

É importante também saber que é cobrado valores por bagagens, sendo que quanto mais bagagens possuir, mais pagará. Nós do Morro.Travel relacionamos a seguir uma tabela de preços para você ficar esperto no momento de pagar pelos serviços.

Serviços de carrego de bagagem dos Informantes de Turismo:

Distância
Valor
icono
Do Porto (ponte) para pousadas e hotéis localizados na Vila, Fonte Grande, Biquinha e Primeira Praia:
R$ 5,00

Do Porto (ponte) para pousadas e hotéis localizados nas Segunda, Terceira e Quarta Praias:
R$ 7,00

Obs: Estes valores são cobrados por cada bagagem, independente do tamanho da mesma.

Serviços Carregadores:

A partir do final da Terceira Praia e na
Quarta Praia:
R$ 20,00

Obs: Estes valores são cobrados por cada viagem, sendo que você poderá carregar mais de um volume nos carros de mãos.

Distancias na ilha - Morro de São Paulo

É de fundamental importância saber que em Morro de São Paulo não há trânsito de veículos.

Apenas na estrada do Receptivo, localizada paralela a Segunda Praia, é permitido a circulação de carros. Sendo que estes pertencem as pousadas situadas nas Quarta Praia e Praia do Encanto e servem exclusivamente ao  transporte de seus hóspedes.

Outro ponto importante é o relevo predominante em Morro.

Além das ruas não serem asfaltadas, existem muitas subidas, portanto, é o tipo de lugar que exige esforço físico para se locomover.

As praias não são muito longe umas das outras, da Primeira Praia até a Quarta você levará em média 15 minutos caminhando, dando uma distância aproximada de 1.300 metros.

Porém, todos trajetos são feitos a pé e sob o calor do sol.

Estes fatos tornam Morro de São Paulo um lugar procurado principalmente por um público mais jovem.

Não é muito comum ver turistas idosos na ilha. O que não significa que estes também não possam visitar Morro, vai depender, claro,  do condicionamento  físico de cada pessoa.

mapa - quadro de distancias em morro

..................................................................................................................................................................................................................................

Mapa de Morro
com localização de Pousadas

Mapa Pousadas

Mapa Pousadas Mapa Hoteis

Chegando sem reserva

Muitas vezes as pessoas decidem de última hora ir para Morro de São Paulo, não dando tempo para reservar uma pousada ou hotel.

Como também pode ser proposital, pois alguns turistas não têm interesse de reservar antecipadamente. Isto pode ser em alguns casos positivo e em outros negativo, vamos explicar porquê.

Em períodos de baixa temporada não há problema. Em geral, você poderá chegar sem reserva e facilmente encontrará um quarto com as características desejadas e inclusive, se você é um bom negociante provavelmente conseguirá até baixar o preço da diária.

Já em alta temporada, feriados e épocas de Pacotes (Reveillon, Carnaval e Ressaca) é um pouco arriscado, além de significar também mais trabalhoso, pois você terá que achar em cima da hora um lugar para ficar.

Desembarcar em Morro de São Paulo não é fácil como chegar a uma grande cidade.

Significa troca de transportes, carrego de bagagem e alguns outros contratempos que a localização geográfica de Morro faz com que tenhamos que enfrentar. Geralmente se chega cansado e com vontade de ir direto a uma ducha.

Caminhar com as malas pelas ruas de areia de Morro de São Paulo buscando uma pousada, pode não ser uma boa idéia, além de cansativo. Mas por outro lado, isto vai depender muito do conceito que você tem de “férias”.

Outra razão pela qual muita gente costuma chegar sem reserva é porque não consegue localizar a Pousada ou Hotel ideal na internet ou em sua agência de turismo.

Se esse é seu problema lhe oferecemos aqui uma lista das pousadas de Morro de São Paulo, com os números de telefones de todas elas.

Também pode comunicar-se via e-mail, skype, msn para consultar com os atendentes da Central de Reservas E-pousadas.com de Morro de São Paulo e que irão lhe assessorar em função do seu interesse ou por último, pode também consultar um especialista de Morro de São Paulo, em Morro.travel.

Desta maneira  você não poderá dizer que não encontrou sua pousada. Se ainda depois de todas essas informações você chegar a Morro de São Paulo sem reserva porque essa é sua escolha, poderá usar os serviços de “Guias”  que o abordará ao chegar para ajudá-lo na busca.

Também vai ter vários proprietários de pousadas nas escadas da Igreja, a poucos metros depois de sua chegada, que poderão auxiliá-lo.

Tópicos relacionados: Lugares da Bahia

Chegando Sem Reserva

Segurança ao chegar

Por sorte em relação à segurança você não terá com o que se preocupar.

No geral, Morro de São Paulo é um lugar seguro.

Claro, que de vez em quando podem ocorrer alguns incidentes, mas salvo que você viva na Finlândia, é difícil que no mundo de hoje não aconteça este tipo de imprevistos.

Morro de São Paulo é um lugar pequeno no qual a grande maioria dos habitantes se conhecem uns aos outros.

Por outro lado, está localizado numa ilha onde os pontos de saída são contados com os dedos de uma mão. Tudo isso ajuda na segurança.

Ao chegar, claro que você tem que ter sua bagagem á vista, mas nada de ficar alarmado.

Os Informantes e Condutores (Guias e Carregadores) geralmente são confiáveis e não arriscam seu trabalho por acontecimentos deste tipo.

Desta maneira não vamos nos aprofundar neste tema porque não é um assunto que mereça muita atenção e esperamos que continue assim.